quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SindusCon-SP abre inscrições para aulas de pedreira em São José


A Regional do Sindicato da Construção Civil (SindusCon-SP) em parceria com o SENAI de São José dos Campos e o Centro Dandara de Promotoras Legais Populares informa que vai abrir as inscrições para o curso de Pedreira Revestidora a partir de janeiro de 2013.
As aulas gratuitas terão quatro meses de duração e vão abrir oportunidades para 20 mulheres. Ainda não há previsão para o início do curso. As interessadas devem ter mais de 18 anos. Durante o curso, as alunas receberão aulas teóricas e práticas.
O curso de Pedreira Assentadora, aberto em agosto deste ano vai formar 20 novas trabalhadoras na Construção Civil. Ao todo, 152 mulheres se inscreveram.
Serviço
Outras informações podem ser obtidas na sede da Regional do SindusCon-SP, que fica na Rua Santa Elza, 132, no bairro Vila Adyana, em São José dos Campos. Telefone: (12) 3942-5007.
Do G1 Vale do Paraíba e Região

Guia Sobratema de Equipamentos terá versão para tablet e smartphone

A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção lançará o Guia Sobratema de Equipamentos em versões para tablets e smartphones, com sistemas operacionais iOS e Android. A novidade será implantada objetivando levar mais mobilidade na tomada de decisão de executivos e empresários do setor ao que se refere à comercialização, locação e utilização de equipamentos. A solenidade de lançamento da publicação será no dia 13 de novembro, no Espaço Hakka, em São Paulo.


A versão para dispositivos móveis contará com as mesmas funcionalidades do DVD que acompanha a edição impressa, excetuando-se o programa que permite realizar comparações entre equipamentos de diversas marcas e modelos. Para ter acesso ao Guia no tablet e no smartphone, basta fazer o download do aplicativo nas lojas iTunes e Google Play, a partir do dia 13 de novembro.

O Guia Sobratema 2012-2014 reúne e organiza informações e especificações de equipamentos nacionais e importados, separados por famílias de produtos, sendo uma ferramenta indispensável para profissionais do segmento. Para esta edição, a Sobratema compilou em 1.033 páginas, informações e dados de 1.672 equipamentos nacionais e importados, de 108 fabricantes diferentes, divididos em 35 famílias. Em comparação com a edição anterior, houve um aumento de 29% na quantidade total de máquinas e de 16,7% no número de empresas. As três famílias que entraram no Guia foram guindaste de torre (grua), bombas de concreto projetado e dumpers / basculante. Esse crescimento revela a entrada de novos players no País e uma maior diversificação da oferta de equipamentos na área. 

De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, o Guia está em constante atualização para oferecer aos profissionais e empresários da construção um instrumento de consulta abrangente, que possibilite elevar a eficiência produtiva no setor, por meio do uso do melhor equipamento para cada tipo de obra. 

Mudança na denominação

O Guia está divido em dois volumes, o primeiro com equipamentos para o setor de terraplenagem, e o segundo com máquinas para concretagem, pavimentação e manuseio de cargas. A atualização de cada volume será bienal, ou seja, a próxima edição contará apenas com a área de manuseio de cargas que será acrescida com as especificações técnicas e modelos de guindastes até 70 toneladas. Para 2014, será lançado o volume com pavimentação, concreto e terraplenagem. “Isso possibilitará que haja um acréscimo, ainda maior, da quantidade de modelos e marcas em cada volume”, explica Auler Neto.

Com isso, a Sobratema decidiu alterar o nome do Anuário Brasileiro de Equipamentos para Construção para Guia Sobratema de Equipamentos. “Como os volumes passam a ser atualizados bienalmente, optamos por uma denominação mais adequada ao tipo de publicação e sua finalidade”, avalia Auler Neto. 

No mesmo dia do lançamento do Guia Sobratema, também, será apresentado o Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, com as projeções do mercado para os próximos cinco anos e a expectativa de comercialização de equipamentos para este ano.

Informações:www.sobratema.org.br