segunda-feira, 22 de outubro de 2012

BMW anuncia construção de fábrica em Santa Catarina


O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, confirmou a construção de uma fábrica da BMW no município de Araquari (SC), após meses de incertezas. São Paulo também estava na disputa para receber a fábrica alemã.
"Vou para Brasília na segunda-feira (22), para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e a BMW, quando o anúncio oficial será feito", disse Colombo.
Apesar do anúncio oficial da montadora não ter ocorrido, o site do governo de Santa Catarina publicou uma reportagem comemorando a chegada da BMW. No texto, Colombo explica que o negócio foi fechado "após um ano de negociações". 
Políticos catarinenses também comemoram a vitória publicamente. O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, fez anúncio em uma TV local. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também já confirmou a informação em entrevistas.
O anúncio oficial da BMW deve ser feito na tarde desta segunda-feira (22), quando os representantes da montadora se reúnem com a presidente Dilma Rousseff, às 15h.
A montadora ainda não se posicionou oficialmente sobre a instalação da fábrica em Santa Catarina.

Investimento de R$ 1 bi para sedans médios

A nova fábrica da BMW será a primeira montadora de Santa Catarina. A BMW estima investir R$1 bilhão, e  o governo do Estado prevê a criação de até 6 mil empregos em cinco anos.
A BMW deve produzir sedans médios, e o prazo para a saída do primeiro carro é de dois anos. Entre os modelos que podem ser produzidos em Araquari (SC) estão: X1 Crossover, Sedan série 3 e Hatch série 1.

Localização

Com 25 mil habitantes, Araquari fica próxima de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. A cidade fica 195 km ao norte de Florianópolis e 100 km ao sul de Curitiba (PR).
O governador antecipou que vai assinar na quarta-feira (24) o decreto concedendo incentivos fiscais à montadora: técnicos do governo e da BMW estão finalizando os detalhes, em sigilo. O terreno escolhido em Araquari será pago com os impostos gerados pela fábrica.

Fonte: http://www.tribunahoje.com/noticia/43521/economia/2012/10/20/bmw-anuncia-construco-de-fabrica-em-santa-catarina.html

Ministro da Construção confirma dinheiro para mundial


Luanda  – O ministro da Construção, Fernando Fonseca, afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, que já estão disponibilizadas as verbas para a organização do campeonato do mundo de hóquei em patins que Angola vai albergar em Setembro do próximo ano, em Luanda e no Namibe.
Falando aos jornalistas no final da reunião do comité de preparação e organização do evento, realizada nesta sexta-feira, numa das salas do estádio 11 de Novembro, em Luanda, disse que os valores foram cedidos mediante a apresentação dos custos, incluindo contratuais, pela comissão executiva.
Sem indicar quantias monetárias, o responsável referiu ser uma grande responsabilidade para o seu pelouro estar engajado na construção de mais um empreendimento público para benefício particular da juventude, acrescentando que as obras deverão ser entregues três meses antes do início do campeonato.
"Trata-se também de um compromisso para com o Ministério dos Desportos e com o país”, frisou, sublinhando ser um empreendimento público que vai beneficiar a juventude na perspectiva do aumento da qualidade competitiva e da manutenção dos níveis já alcançados.
No entanto, o vice-presidente para o marketing da Federação de Patinagem, Pedro Azevedo “Chipita”, afirmou à imprensa que os três pavilhões, que estão a ser erguidos em Luanda, Namibe e Malanje, no âmbito do mundial de 2013, estão orçados em 8 bilhões 609 milhões e 220 mil kwanzas (8.609.220.000).
O imóvel de Luanda, com capacidade para mais de 11 mil espectadores, e o do Namibe (três mil) servirão o mundial, enquanto o recinto de Malanje (três mil) surge para a massificação e realização em Agosto de 2013 do torneio internacional "Zé Du".
Angola é o primeiro país africano a albergar um campeonato do mundo de hóquei em patins, decisão saída na assembleia-geral do Comité Internacional de Rink Hóquei, realizada a 29 de Outubro, em Dorbinrn, Áustria.


Brasil participa da construção de superobservatório astronômico


O Brasil e outros 26 países se uniram para construir um superobservatório de raios gama -a radiação mais poderosa já conhecida. Ela está intimamente ligada a alguns dos mais misteriosos e violentos eventos do Universo e, por isso, seu estudo é considerado estratégico.
 Batizado de CTA (Cherenkov Telescope Array), o futuro observatório tem o objetivo pouco modesto de investigar as engrenagens de fenômenos como a matéria escura e os buracos negros.

Os temas a serem estudados, considerados "quentes" na astronomia e na astrofísica, têm potencial para turbinar a participação brasileira em artigos internacionais.

O plano final do CTA é ter dois centros em operação: um em cada hemisfério. A instalação da parte sul do conjunto é a prioridade.

Em vez de um grande e único telescópio, o observatório terá por volta de cem dispositivos menores, espalhados em uma área de quase 10 km².

"Esse arranjo dá muita flexibilidade para as observações. É possível voltar todos os telescópios para um único ponto e obter informações detalhadas ou, simplesmente, conseguir uma espécie de panorama do céu", diz Vitor de Souza Filho, astrônomo do Instituto de Física da USP de São Carlos e chefe da participação brasileira.

Ao colidirem com as camadas mais altas da atmosfera, os raios gama provocam uma espécie de "chuva" que pode ser captada pelos telescópios.

A partir do estudo dessas partículas, os cientistas conseguirão fazer o caminho inverso e descobrir informações sobre a luz original.

"Não estamos buscando um resultado específico. O objetivo é fazer ciência básica, abrir uma nova porta de investigações. A curiosidade humana nunca decepcionou", diz Souza Filho.